O QUE SÃO?
O KCF promove anualmente Exposições gerais, abertas a todos os interessados.
As exposições caninas são eventos nacionais, panamericanos ou internacionais, onde os cães de todas as raças são julgados por juízes especializados, de acordo com as características específicas da raça, morfologia, movimentação, temperamento.
A QUE SERVEM?
São ótimas ocasiões de avaliação e comparação, pois a boa criação é um dos objetivos fundamentais dos Kennel Clubes. São avaliados e premiados os cães que mais estejam de acordo com o padrão estabelecido para cada raça. Portanto a finalidade de uma exposição canina é qualificar, classificar e selecionar exemplares que tenham potencial para aprimorar a criação de cães.
È importante principalmente a qualificação do exemplar (que independe do número de cães inscritos). Esta é feita em base à proximidade do exemplar com o padrão oficial da raça, às suas qualidades e defeitos. Quanto à classificação, esta é feita por comparação entre os cães presentes.
COMO PARTICIPAR COM SEU CÃO?
Para participar, o cão deve ter pedigree emitido pela CBKC-FCI e deve ter ao menos seis meses e um dia na data do evento. Ele poderá ser apresentado pelo proprietário ou por um “handler” profissional a ser contratado. Não é necessário ter Canil ou ser associado do Kennel para participar das exposições. É suficiente acompanhar as notícias a respeito delas e inscrever o cão, pagando a taxa correspondente ao Kennel promotor do evento. A inscrição pode ser feita através do site www.dogshow.com.br ou do e-mail do Clube que promove o evento.
O cão deve ser treinado para andar na guia sempre do lado esquerdo do condutor. Digitando “exposições de cães” no site do www.youtube.com você poderá ver diversos vídeos que mostram como apresentar um cão.