O Kennel Clube é uma associação civil de direito privado sem fins econômicos, com sede, domicílio e foro na cidade de Florianópolis, Santa Catarina. Filiado à FCESC – Federação Cinófila do Estado de Santa Catarina, pertencente ao sistema CBKC – Confederação Brasileira de Cinofilia, que por sua vez é membro federado da FCI – Federação Cinológica Internacional.
É uma associação de criadores de cães de raça pura. O Clube tem por finalidade estimular e orientar a criação e propagação de raças caninas de puro sangue. Os criadores têm o objetivo de criar, preservar a raça que criam e melhorá-la, sempre que necessário.
O Kennel é administrado por uma Diretoria composta por associados, eleitos em assembléia geral ordinária, conforme Estatuto. Os cargos não são remunerados
O Clube se mantém com as anuidades dos associados e parte da renda dos serviços cartoriais, que executa por delegação da CBKC.
O Kennel Clube efetua os seguintes serviços cartoriais: registro de cães, registro de canis, proposta de associado, entre outros. As taxas de registro são estabelecidas pela CBKC.
O Clube tem também a obrigação de realizar uma exposição oficial ou prova de trabalho ao menos uma vez por ano, sob pena de perder seu vínculo com a CBKC, além de um evento técnico (palestra, match, etc.). É seu dever prestar todos os esclarecimentos para que os associados possam criar cães de boa qualidade, obedecendo aos critérios éticos que devem cercar uma criação. As exposições visam premiar os cães que mais se aproximam do padrão oficial da própria raça, o qual deve sempre servir como referência na criação de cães.
O Clube não efetua vendas de cães. As negociações são efetuadas diretamente entre criador e comprador, não sendo o Kennel responsável por elas.