1) Quem pode se associar ao KCF?
R. Criadores, proprietários, adestradores ou qualquer pessoa amante da Cinofilia. Ver Seção SERVIÇOS, Subseção Seja Nosso Associado.
2) Como se tornar sócio do KCF?
R. Preencher o respectivo formulário, que deverá ser aprovado pela Diretoria, e pagar a anuidade. Ver Seção SERVIÇOS, Subseção Seja Nosso Associado.
3) Como registrar um Canil junto ao KCF?
R. Preencher o respectivo formulário, que deverá ser aprovado pela FCI através da CBKC. É necessário ser proprietário de ao menos uma fêmea (matriz) com pedigree CBKC (se importada, com pedigree FCI ou AKC). Ver Seção SERVIÇOS, Subseção Registro de Canil.
4) Há diferença entre pedigrees emitidos por sociedades diferentes?
R. Para poder efetuar registro de afixo (Canil) ou de ninhada são válidos somente os pedigrees CBKC e, no caso de cães importados, pedigrees FCI ou AKC. Nenhum outro.
5) Como efetuar o registro dos filhotes?
R. Preencher o Mapa de Ninhada. Os padreadores (reprodutor e matriz) devem ter pedigree emitido pela CBKC. Quando importados, devem ter pedigree FCI ou AKC. O prazo para encaminhar o mapa de ninhada é de noventa dias corridos a partir do nascimento dos filhotes. Depois disso o registro pode ser efetuado, mas com o pagamento de multa. A fêmea deve ser de propriedade de quem apresenta o mapa de ninhada.
Atenção: A partir de janeiro 2017, será necessário que os pais da ninhada (tanto o reprodutor como a matriz) estejam microchipados, com atestado carimbado e assinado pelo veterinário (Circular CBKC 0246/16). Ver Seção SERVIÇOS, Subseção Registro de Ninhada.
6) É necessário ter Canil registrado para registrar filhotes?
R. Até duas ninhadas podem ser registradas sem ter Canil registrado, mas pagando valores de não sócio. Ver Seção SERVIÇOS, Subseção Registro de Ninhada.
7) Qual o valor das taxas para os diversos serviços prestados pelo Kennel?
R. A tabela de taxas é estabelecida anualmente pela CBKC. Entrar em contato telefônico com a secretaria do Kennel para informações a respeito.
8) Como efetuar uma transferência de propriedade?
R. Com o pedigree original assinado pelo criador, dirigir-se ao Kennel Clube mais próximo para encaminhar a transferência de propriedade, mediante pagamento de taxa. Ver Seção SERVIÇOS, Subseção Outros Serviços.
9) Como nacionalizar um cão importado?
R. O proprietário deve solicitar o Pedigree Exportação já em seu nome. O cão deverá estar microchipado, com atestado. Ver Seção SERVIÇOS, Subseção Outros Serviços.
10) Como solicitar o pedigree Exportação?
R. O cão deverá estar microchipado e ter o pedigree assinado pelo criador. Se necessário, o novo proprietário pode mandar autorização assinada para que o criador encaminhe a transferência e solicite o pedigree exportação, por email, com nome e endereço completos. Ver Seção SERVIÇOS, Subseção Outros Serviços.
11) Como participar de Exposições?
R. Inscrever o cão dentro do prazo e pagar a taxa de inscrição. O cão deve ter pedigree CBKC (ou FCI ou AKC no caso de importados) e ter idade mínima de seis meses e um dia na data do evento. Treiná-lo para andar na guia sempre do lado esquerdo do condutor. O cão pode ser apresentado pelo criador ou proprietário, ou por um handler a ser contratado.
12) Como homologar junto à CBKC os títulos obtidos pelo cão em Exposições?
R. Apresentar à Secretaria do KCF o atestado de microchip do cão, o seu pedigree e os papéis ganhos em pista. Preencher o requerimento e pagar a taxa correspondente. Ver Seção SERVIÇOS, Subseção Homologação de Títulos Promocionais.
13) Como obter o CPR de um cão sem pedigree?
R. O cão deverá ser levado a uma Exposição para ser avaliado por três juízes, mediante pagamento de taxa. Deverá ter ao menos seis meses de idade e estar microchipado. É necessário apresentar o atestado assinado e carimbado pelo veterinário, onde conste o código de barras do microchip. Ver Seção SERVIÇOS, Subseção Outros Serviços.
14) Como efetuar uma reclamação ou sugestão junto ao Kennel?
R. Toda e qualquer reclamação deve ser efetuada por escrito, através do email kcf@kcf.com.br. O mesmo no que diz respeito a sugestões.